quinta-feira, 29 de abril de 2010

A NOSSA SONDAGEM...


Egas Moniz

António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (1874-1955) foi um médico, neurologista, investigador, professor, político e escritor português. Contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da medicina ao conseguir pela primeira vez dar visibilidade às artérias do cérebro. A Angiografia Cerebral, que este descobriu após várias experiências com raios X, tornou possível localizar neoplasias, aneurismas, hemorragias e outras mal-formações no cérebro humano, abrindo novos caminhos para a cirurgia cerebral. Por fim resta dizer que Egas Moniz foi proposto cinco vezes (1928, 1933, 1937, 1944 e 1949) ao Nobel de Fisiologia ou Medicina, sendo apenas galardoado em 1949.

Abel Salazar

Abel de Lima Salazar (1889-1946) foi um médico, professor, investigador, pintor e resistente ao regime salazarista português que trabalhou e viveu no Porto.
Em 1918 é nomeado Professor Catedrático de Histologia e Embriologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, acabando por fundar e dirigir o Instituto de Histologia e Embriologia da mesma universidade.
Como investigador, contribuiu, com trabalhos relativos à estrutura e evolução do ovário acabando por criar o agora célebre, e ainda utilizado, método de coloração tano-férrico de Salazar.

António Damásio

António Rosa Damásio (Lisboa, 25 de Fevereiro de 1944) é um médico neurologista, neurocientista português que se dedica ao estudo do cérebro e das emoções humanas. Actualmente é professor de Neurociência na “University of Southern California”.

Garcia de Orta

Garcia de Orta (1500 -1568) foi médico judeu português que viveu na Índia no século XVI. Autor pioneiro da Botânica, Farmacologia, Medicina tropical e Antropologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário