segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Remédios de Tempos Antigos nº1: Hemorróidas

Naqueles tempos medievais, muitos tratamentos de doenças incluíam preces a um santo padroeiro a fim de obter uma intervenção. Um monge irlandês, santo Fiacre, era o patrono dos sofredores de hemorróidas. Ele mesmo desenvolveu hemorróidas trabalhando no seu jardim. Um dia, sentou-se numa pedra, e curou-se milagrosamente. A pedra ainda hoje existe e nela estão impressas as hemorróidas do santo. É um lugar visitado por muitas pessoas em busca de um milagre (para as hemorróidas que apesar dos apelos ao santo era conhecida como a "maldição de St.Fiacre".

Agonia do anûs tratada com ferros quentes.

Em casos extremos, os médicos da Idade Média usavam ferros quentes para tratar o problema das hemorróidas. Outros, tal como Hipócrates acreditavam que simplesmente puxando as hemorróidas com as pontas das unhas fisgando-as, era possível obter alívio. No século XII, o médico Judeu Moses Maimonedes desaconselhou a cirurgia a ferro quente e prescreveu o tratamento mais comum usado até hoje, o "banho de assente".

2 comentários:

  1. Gostei muito deste "post"...e não fosse eu prof. de História! Continuem a divulgar este tipo de relatos "curiosos" porque são interessantes e porque nos põe a pensar acerca da evolução da Humanidade!
    Apesar da evolução da Medicina, ainda hoje se usam determinados tratamentos da Idade Média, chamados remédios caseiros e que, ás vezes resultam!

    ResponderEliminar
  2. Hey! Quero ver mais coisas destas cá no fórum! Muitas mais! Hilariante...Agora, porque na altura...=S=S=S Não sabia que a coisa se processava assim...Acho que, por vezes, não damos o devido valor à evolução da medicina.

    ResponderEliminar