segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Remédios de Tempos Antigos nº2: Cataratas


Na idade média, as cirurgias aos olhos, nomeadamente às cataratas, eram extremamente dolorosas e raramente salvavam o olho do paciente.
As cataratas eram removidas através da inserção de um objecto afiado, tal como uma faca ou uma agulha larga, na córnea e forçando a lente do olho para fora da sua cápsula e até ao fundo deste.

Entretanto, na Europa começou-se a seguir um pouco mais a medicina islâmica e com isto, as circurgias às cataratas desenvolveram-se. Usava-se uma seringa metálica para extrair as cataratas por sucção, inserindo-a na parte branca do olho.

3 comentários:

  1. Bem, eu diria que está um blog interessante. É inovador e trata de temas em que nao é muito frequente falar (eu não oiço muito, pelo menos. xD).
    É uma novidade para muitas pessoas, com certeza, e ao menos nao temos q estar a ler pela milésima vez coisas sobre drogas e temas que já estão mais do que ultrapassados (digo eu).
    Parabéns! Eu fiquei impressionada com este post. Credo. Ainda bem que nao nasci naquele tempo. :D

    ResponderEliminar
  2. Um grande exemplo de como a evoluçao da medicina é importantissima

    ResponderEliminar
  3. Bom projecto sim senhor !

    Aprende-se muita coisa aqui,disso nao ha duvida... :)

    ResponderEliminar