terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Notícia: "Gene da esquizofrenia pode reduzir o risco de cancro"



Pessoas que apresentam uma forma específica de um gene que as coloca mais susceptíveis a desenvolver esquizofrenia podem estar protegidas contra algumas formas de cancro.
Esta é a conclusão de um estudo recentemente publicado no American Journal of Psychiatry, e realizado por investigadores do Instituto Feinstein de Pesquisas Médicas, nos Estados Unidos.

Avaliando 21 polimorfismos de base única em 173 pacientes e 137 pessoas saudáveis, os investigadores descobriram mais evidências que sugerem uma intrigante relação entre os genes relacionados com o cancro e a susceptibilidade para a esquizofrenia.

«Apesar do aumento da exposição aos factores de risco para o cancro, diversos estudos têm demonstrado uma menor incidência de cancro em pacientes com esquizofrenia do que na população geral», ressaltaram os autores na revista científica, de acordo com o site Bibliomed.

«Menores taxas de cancro em parentes de primeiro grau de pacientes com esquizofrenia sugerem que a relação inversa entre cancro e esquizofrenia pode estar relacionada a factores genéticos», acrescentaram.

Com as análises genéticas, os cientistas descobriram que diversas variedades do gene MET, que estão activadas em diversos tipos de tumor, influenciam o risco de esquizofrenia, assim como a capacidade cognitiva geral. Porém, destacam que ainda não está claro como alguns genes aumentam o risco de esquizofrenia, enquanto reduzem a propensão para desenvolver algumas formas de cancro.

Assim, acreditam que mais pesquisas devem investigar esse mecanismo para descobrir como a esquizofrenia reduz o risco de cancro.


FONTE:"http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=1042788"

Sem comentários:

Enviar um comentário