quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Visita de estudo ao Museu de História da Medicina " Maximiano Lemos"


No passado dia 12 de Janeiro de 2010, deslocámo-nos ao Museu de História da Medicina "Maximiano Lemos" do Hospital de S.João e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Achámos por bem fazê-lo, já que nos pareceu que o Museu e todo o espólio que o integra estão intimamente ligados ao tema do nosso projecto "Evolução da Medicina".



No Museu, onde fomos muito bem recebidos pela senhora bibliotecária, apesar de termos chegado bastante atrasados (O Hospital de S. João pode ser um verdadeiro labirinto para quem não o conhece!!), tivemos a oportunidade e o prazer de ver diversos objectos intrinsecamente ligados à história e evolução da Medicina, tais como: utensílios de trepanação craniana, marquesas de ginecologia, vasos de farmácia, moldes de partes do corpo humano ilustrativas de algumas doenças dermatológicas, outros quadros e moldes ilustrativos de partos que serviram de apoio ao estudo e à prática da Medicina, pastas de quintanistas (como nos foi explicado, o curso de Medicina costumava durar cinco anos, ao contrário dos seis actuais), pinturas de várias figuras notáveis da Medicina, etc.



À esquerda e à direita: marquesas de ginecologia.



Pintura representativa de estudantes de Medicina e respectivo professor estudando anatomia num corpo humano.


Representações em cera de doenças dermatológicas.


Aparelhos de pneumotorax artificial.


Cadeira de partos.

Na nossa opinião, esta visita constituiu uma agradável surpresa, na medida em que nos está já a servir de guia para actividades futuras no âmbito da disciplina de Área de Projecto.


Vale mesmo a pena visitar, por apenas dois euros, o Museu de História da Medicina "Maximiano Lemos" localizado no piso 6 da parte da Faculdade de Medicina da UP, bem pertinho da Biblioteca!!!



3 comentários:

  1. humm, gostei...
    ...viram alguma coisa realmente assustador? (...tipo....coisas da idade média não é?!)

    Aprovei!!

    mari@

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante!
    Estas actividades abrem os horizontes!
    Continuem!

    Profª Graça Isaura

    ResponderEliminar