quinta-feira, 18 de março de 2010

Estimulação cerebral profunda eficaz na epilepsia refractária


Eléctrodos implantados no cérebro

Apesar de ser uma técnica invasiva e com potenciais complicações, a estimulação cerebral profunda apresenta bons resultados nos doentes que não respondem aos medicamentos.

A estimulação cerebral profunda (ECP) está a revelar-se uma técnica promissora no tratamento da epilepsia refractária, afirmam investigadores norte-americanos num estudo publicado no jornal Epilepsy. Nesta investigação, foram implantados eléctrodos nos cérebros de 110 doentes epilépticos e monitorizadas as convulsões. Os resultados indicam que o número de crises diminuiu em 41 por cento dos doentes, após 13 meses, sendo que esta percentagem aumentou para 56% após dois anos de ECP. Todos os doentes sofriam de crises epilépticas regulares e nenhum respondia aos tratamentos farmacológicos (epilepsia refractária). Estudos anteriores concluíram que um terço dos casos de epilepsia não responde aos medicamentos. Apesar da ECP se apresentar como uma alternativa eficaz para este sdoentes, os autores lembram que se trata de uma técnica invasiva com potenciais complicações graves. Segundo a OMS, a epilepsia afecta 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

FONTE:"http://www.tribunamedicapress.pt/internacional-1/29104-estimulacao-cerebral-profunda-eficaz-na-epilepsia-refractaria"

1 comentário: