sexta-feira, 19 de março de 2010

Tratamentos para infertilidade sobem risco de prematuridade

Resultados verificados nas técnicas de FIV e ICSI

Os casais que recorrem a fertilização in vitro (FIV) ou a injecção intracitoplasmática de esperma (ICSI, na sigla inglesa) apresentam uma taxa mais elevada de parto prematuro.

Os casais que recorrem a determinados tratamento para a infertilidade apresentam uma probabilidade mais elevada de terem um bebé prematuro, sugere um estudo dinamarquês publicado no jornal Fertility and Sterility. Os investigadores verificaram que, num grupo de mais de 20 mil mulheres que deram à luz entre 1989 e 2006, as que recorreram a fertilização in vitro (FIV) ou a injecção intracitoplasmática de esperma (ICSI, na sigla inglesa) apresentavam uma taxa mais elevada de parto prematuro. Dos 730 bebés concebidos com ajuda daquelas técnicas, quase oito por cento eram prematuros e 1,5 por cento muito prematuros. Em comparação, menos de cinco por cento dos bebés nascidos de mães férteis eram prematuros e 0,6 por cento muito prematuros. Os autores sublinham que mesmo após a contabilização de factores como a idade da mãe, peso e hábitos tabágicos, a FIV e a ICSI estavam associadas a um risco 53 por cento mais elevado de prematuridade. De acordo com o estudo, outras formas de tratamentos para a infertilidade, como os medicamentos e a inseminação artificial, não estão associados a um maior risco de parto prematuro.

FONTE:http://www.tribunamedicapress.pt/internacional-1/29156-tratamentos-para-infertilidade-sobem-risco-de-prematuridade""

Sem comentários:

Enviar um comentário