terça-feira, 4 de maio de 2010

CÉLULAS ESTAMINAIS DO ENDOMÉTRIO TRATAM PARKINSON


As células estaminais do endométrio produzem menos rejeição por parte do sistema imunitário, comparativamente a outros tipos de células estaminais.
Células estaminais recolhidas no endométrio, a membrana mucosa que reveste a parede uterina, transformaram-se em células cerebrais após terem sido injectadas em ratos cujos cérebros apresentavam lesões semelhantes às ocorridas na doença de Parkinson, anunciaram investigadores norte-americanos num artigo publicado no Journal of Cellular and Molecular Medicine. Os resultados desta investigação sugerem que as mulheres com Parkinson poderão utilizar as suas próprias células estaminais do endométrio para tratar a doença. Os investigadores da Escola de Medicina da Universidade de Yale afirmam mesmo que, por serem células fáceis de obter, poderão ser criados bancos de células estaminais endometriais para responder às necessidades dos doentes. “O tecido endometrial é provavelmente a fonte mais disponível, mais segura e de fácil obtenção de células estaminais actualmente disponível”, lembram os autores, sublinhando que as células estaminais do endométrio, por alguma razão, produzem menos rejeição por parte do sistema imunitário, comparativamente a outros tipos de células estaminais.

Fonte:"http://www.tribunamedicapress.pt/internacional-1/30802-celulas-estaminais-do-endometrio-tratam-parkinson-em-ratos"

Sem comentários:

Enviar um comentário