domingo, 23 de maio de 2010

Hormona sexual explica risco de cancro hepático nos homens


Em pessoas diagnosticadas com hepatite B

Vírus da hepatite B possui uma sequência genética que o atrai para os receptores de androgénio. Esta ligação desencadeia uma série de danos no tecido do fígado.

As hormonas sexuais masculinas poderão ser a razão pela qual os homens, diagnosticados com hepatite B, sejam mais propensos a desenvolver cancro hepático do que as mulheres, concluiu um estudo realizado por investigadores tailandeses. Num relatório publicado na revista Science Translational Medicine, os especialistas explicam que o vírus da hepatite B, antes de danificar o tecido hepático e provocar cancro, liga-se aos receptores de androgénio. “Esta descoberta sugere que os medicamentos que destruam os receptores de androgénio poderão ser um caminho eficaz no combate contra o cancro hepático em estágio inicial”, escrevem os autores, da Universidade Nacional de Cheng Kung. Segundo os investigadores, o vírus da hepatite B tem uma sequência genética que o atrai para os referidos receptores, provocando uma série de danos no tecido do fígado. Testes efectuados em roedores geneticamente manipulados revelaram que 90% dos animais portadores de receptores de androgénio desenvolveram cancro hepático. O mesmo foi observado em apenas 27% dos roedores que não possuíam estes receptores.

FONTE:"http://www.tribunamedicapress.pt/internacional-1/31223-hormona-sexual-explica-risco-de-cancro-hepatico-nos-homens"

Sem comentários:

Enviar um comentário