domingo, 2 de maio de 2010

CIENTISTAS BRITÂNICOS MAIS PERTO DE UMA VACINA CONTRA DENGUE


Investigação revela que é o próprio sistema imunológico da pessoa infectada com o vírus da dengue que ajuda o microrganismo a infectar as células.

Cientistas britânicos descobriram um caminho para o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue, doença que se manifesta acentuadamente em regiões tropicais, revela um estudo publicado na revista Science, citada pelo DD. Segundo os autores, é o próprio sistema imunológico da pessoa infectada com o vírus que ajuda o microrganismo a infectar as células. Esta descoberta explicaria por que motivo as pessoas que padecem da doença pela segunda vez têm sintomas mais graves e perigosos que na primeira ocasião. A dengue é transmitida pela picada de um mosquito e os seus sintomas incluem febre alta, dores nas articulações e vómitos. Em algumas ocasiões, causa febre hemorrágica e morte. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência da dengue aumentou de forma considerável no último século e 20% da população mundial corre o risco de contrair a doença. Existem quatro estirpes do vírus e até agora não há uma vacina nem remédios para combater a doença de maneira eficaz. Os cientistas indicam que quando uma pessoa volta a contrair o vírus, entram em acção os anticorpos desenvolvidos na primeira infecção. Mas esses anticorpos, em vez de combaterem o vírus, na realidade ajudam-no a infectar as células. Uma vez identificados, o seu uso deveria ser evitado no desenvolvimento de uma vacina para neutralizar o vírus, assinalam os investigadores.

Fonte:"http://www.tribunamedicapress.pt/internacional-1/30769-cientistas-britanicos-mais-perto-de-uma-vacina-contra-dengue"

Sem comentários:

Enviar um comentário