quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cientistas descobrem pista para sucesso de transplante renal


Marcadores prevêem nível de rejeição

Descoberta permitirá aos médicos definir um tratamento mais personalizado para os doentes transplantados e reajustar com maior precisão a quantidade de imunossupressores necessária.


Cientistas europeus identificaram uma série de marcadores sanguíneos em doentes renais transplantados que poderão ajudar a prever o grau de rejeição do novo órgão e, assim, identificar quais os pacientes que necessitam de tratamento anti-rejeição mais agressivo. Segundo o estudo publicado no Journal of Clinical Investigation, esta descoberta permitirá aos médicos definir um tratamento mais personalizado para os doentes transplantados e reajustar com maior precisão a quantidade de imunossupressores necessária para evitar a rejeição do órgão. Os investigadores, liderados por Maria Hernandez-Fuentes, analisaram vários grupos de doentes submetidos a transplante renal na Europa, incluindo 11 pacientes que deixaram de tomar imunossupressores após o transplante, sem ter ocorrido rejeição do rim. A análise exaustiva ao sangue destes doentes permitiu identificar diferenças nos seus sistemas imunitários, indicando que possuem uma “tolerância natural” à intervenção. “É possível que existam muitos mais doentes que poderiam reduzir ou até mesmo abandonar a medicação se pudéssemos averiguar se os seus sistemas imunitários são semelhantes ao destes pacientes”, afirmam os investigadores.

FONTE:"http://www.tribunamedicapress.pt/internacional-1/31373-cientistas-descobrem-pista-para-sucesso-de-transplante-renal"

Sem comentários:

Enviar um comentário