domingo, 14 de fevereiro de 2010

Ansiedade aumenta risco de doenças cardíacas.



Uma nova pesquisa da University of Southern Califórnia, nos Estados Unidos, indica que a ansiedade pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas em até 40%.

Estudos anteriores já apontavam que pessoas com a personalidade do chamado Tipo A - com tendência à competitividade, falta de tempo, envolvimento em múltiplas funções, ansiedade excessiva e incapacidade de relaxar, entre outras características - têm maior propensão a desenvolver doenças cardíacas.

Agora, a nova pesquisa publicada na revista especializada Journal of American College of Cardiology diz que ansiedade a longo prazo eleva esse risco, mesmo quando outros factores comuns são levados em consideração.

"O que estamos vendo vai além do que pode ser explicado por pressão sanguínea, obesidade, colesterol, idade, fumo, níveis de açúcar no sangue e outros factores de risco para doenças cardiovasculares", afirma Biing-Jiun Shen, professor assistente de psicologia na University of Southern Califórnia, em Los Angeles, e um dos líderes da pesquisa.

Segundo Shen, o papel da ansiedade vai além dos efeitos de depressão, raiva, hostilidade e outras emoções negativas. "Esses fatores psicológicos são importantes na previsão dos riscos de doença cardíaca, mas a ansiedade é única."


Fonte:"http://www.tribunamedicapress.pt/internacional"

Sem comentários:

Enviar um comentário