quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Diabetes pode explicar por que obesas têm mais filhos com defeitos congénito

Baseados nos resultados de um estudo publicado na revista Obstetrics & Gynecology, os especialistas recomendam um controlo rígido na glicose das mulheres que querem ter filhos.
«Já sabíamos, há algum tempo, que mulheres com diabetes pré-gestacional têm uma redução na taxa de anormalidades congénitas com a melhoria do controlo [da glicose] no período pré-concepção e durante a gestação», destacou o investigador Joseph R. Biggio, líder do estudo.

Avaliando 42 mil mulheres que tiveram filhos entre 1991 e 2004, os investigadores não observaram uma associação entre a obesidade materna e o risco de defeitos de nascença do bebé.

Porém, as mulheres que, antes da gravidez, apresentavam diabetes tipo 2 – doença intimamente relacionada com a obesidade – tinham quatro vezes maior risco de ter um bebé com algum problema (como espinha bífida, fenda palatina ou distúrbios cardíacos), comparadas àquelas que tinham a glicose sob controlo.

De acordo com os autores, esses resultados não indicam, porém, que mulheres com diabetes tenham grandes riscos de terem bebés com defeitos no nascimento, pois o risco absoluto seria baixo.

A vasta maioria dos bebés no estudo nasceu sem defeitos congénitos, com uma taxa de menos de 1% de bebés com problemas entre todas as participantes.

FONTE:"http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=1048363"

Sem comentários:

Enviar um comentário