
Quando consumidas antes da cirurgia
Tratamento com estatinas trava risco de progressão da doença, na medida em que reduz em 69% a probabilidade de ocorrência de inflamação dentro do tumor da próstata.
As estatinas reduzem significativamente a inflamação do tumor da próstata, o que ajuda a travar o risco de progressão da doença, concluiu um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Duke. Segundo os investigadores, o tratamento com estatinas antes da cirurgia ao cancro da próstata reduz em 69% a probabilidade de ocorrência de inflamação dentro do tumor. Para este trabalho, os cientistas avaliaram amostras extraídas de tumores de 236 homens com indicação para serem submetidos a uma cirurgia oncológica. Os resultados das análises revelaram que não só as estatinas estavam associadas a uma redução da inflamação dentro do tumor, como também a inflamação era mais provável de ocorrer em homens mais velhos, com tumores mais avançados e que tenham esperado um maior período de tempo entre a biopsia e a cirurgia. Embora o estudo tenha revelado um efeito benéfico das estatinas nos doentes com cancro da próstata, não significa que sejam adequadas a todos os pacientes, explica Stephen Freedland, coordenador do estudo. “Mais estudos necessitam de ser realizados para que tal recomendação possa ser feita. Contudo, é provável que os homens que já estejam a tomar estatinas para a saúde cardiovascular possa estar já a usufruir do efeito benéfico destes medicamentos contra o cancro da próstata”, concluiu.
FONTE:"http://www.tribunamedicapress.pt/internacional-1/28297-estatinas-beneficas-para-doentes-com-cancro-da-prostata"
Sempre pensei que estatinas causavam cancro, e não o contrário. E não se entende como é possível considerar que estatinas são eficazes na redução de risco cardiovascular, dados os elevados NNT.
ResponderEliminarhttp://www.canibaisereis.com/tag/estatinas/