terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"Homem Biónico" nº3 - Aparelhos Dentários


Pesquisadores ingleses surpreenderam-se ao encontrar uma múmia exótica nas margens do rio Nilo, no Egipto, que ostentava uma espécie de aparelho dentário. O referido aparelho era constituído por uma tira de metal, que prendia os dentes mais tortos da vaidosa múmia. Na Grécia Antiga, Hipócrates e Aristóteles já teciam conjecturas sobre como corrigir dentes tortos.
Porém, a ortodontia ficou adormecida.
Em 1728, o dentista francês Pierre Fauchard escreveu o livro "O Cirurgião Dentista", no qual dedicou um capítulo inteiro às formas de corrigir dentes. Fauchard é inventor de um aparelho chamado bandeau. O bandeau é uma peça de metal em forma de ferradura de cavalo, que ajudava a expandir a arcada dentária e assim corrigia os dentes amontoados uns sobre os outros na boca.
No ano de 1841, Schange desenvolveu bandas de metal que eram aparafusadas individualmente e que por isso, permitiam maior firmeza na fixação dos aparelhos utilizados.
Até ao fim da década de 1970, o aparelho dentário era um objecto horroroso, com extensões por fora da boca. Isso só mudou quando, em 1975, surgiu um adesivo que prendia com sucesso os braquetes directamente nos dentes. No mesmo ano, o dentista Craven kurz, inventou o aparelho oculto, cujos braquetes eram colados na parte interna da arcada dentária.
Em 1997, surgiu o alinhador dentário transparente e removível, criado pela doutora Zia Chishti.
Actualmente, existem diversos tipos de aparelhos dentários, removíveis ou fixos. Dentro destes últimos, podemos encontrar ainda diferentes subtipos, que se diferem a nível estético.

1 comentário: