terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Doença arterial periférica está subdiagnosticada

Estudo realizado pela Universidade de Alberta, Canadá, revela que muitos adultos de meia-idade podem sofrer de doença arterial periférica (DAP) sem o saberem.
O estudo envolveu 362 adultos com mais de 50 anos, submetidos a rastreio para a DAP e revelou que cerca de cinco por cento sofriam da doença. Destes, 80 por cento desconheciam que tinham o problema.

«A doença arterial periférica é um importante factor de risco para problemas cardíacos, AVCs e amputações dos membros», sublinham os autores.

A DAP ocorre quando as artérias das pernas ficam mais estreitas ou obstruídas devido a depósitos de gordura, reduzindo o fluxo sanguíneo nos membros inferiores. Trata-se de uma doença cardiovascular importante, embora, segundo os investigadores, seja «pouco conhecida do público e até dos profissionais de saúde», avança o site Tribuna Médica Press.

Embora a DAP possa não dar sintomas, existem alguns sinais de aviso aos quais as pessoas devem estar atentas: dor nas pernas durante a actividade física, sensação de frio ou dormência nas pernas e dor nos dedos dos pés durante a noite.

FONTE:"http://saude.sapo.pt/artigos/noticias_actualidade/ver.html?id=1044324"

Sem comentários:

Enviar um comentário