sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Perfil de ADN revela traços comus a vários cancros


Estudo do Instituto Oncológico Dana-Farber

Explicação para a doença oncológica poderá estar mais fortemente associada às alterações genéticas do que ao local onde o tumor está situado.

Anomalias genéticas, como falha ou duplicação de ADN, poderão estar na origem de vários tipos de cancros, concluiu um estudo do Instituto Oncológico Dana-Farber. Esta descoberta, baseada numa vasta investigação realizada aos perfis de ADN de 26 tipos de cancro, sugere que a explicação para a doença oncológica prende-se mais com alterações genéticas do que com o local onde o tumor está situado. Para este trabalho, a equipa, liderada por Matthew Meyerson, focou a sua atenção em anomalias específicas do código genético, denominadas número de cópias de alterações somáticas, nas quais vários segmentos do genoma de um tumor continham cópias extra ou falta de pedaços de ADN. Os cientistas verificaram que, em vários tipos diferentes de cancro, podiam ser detectadas as mesmas alterações do código genético. Para as farmacêuticas, estas conclusões significam que, em vez centrarem os seus esforços no desenvolvimento de medicamentos para um tipo específico de cancro, deverão redireccionar as suas atenções para as alterações genéticas que promovem o crescimento tumoral, afirma Matthew Meyerson.

FONTE:"http://www.tribunamedicapress.pt/internacional-1/28138-perfil-de-adn-revela-caracteristicas-comuns-a-varios-cancros"

Sem comentários:

Enviar um comentário